Maison

Facebook Developer Conference 2018

Facebook Developer Conference 2018

Dating, vídeo-chamadas em grupo, realidade aumentada diretamente na câmera e novas funcionalidades foram anunciadas na edição 2018 do F8

Antes de mais nada quer afirmar que não estive em São Fancisco, CA nos Estados Unidos mas presenciei a Live realizada pelo Facebook.

O Facebook Developer Conference 2018, ou F8, realizou-se na manhã do dia 1 de Maio às 14 horas horário oficial de Brasília. O evento é realizado anualmente e ficamos ansiosos para saber quais novidades serão divulgadas nas plataformas que compõem a família do Facebook (Instagram, Whatsapp, Messenger, Occulus Go…). Neste ano outras questões estavam na mira de Mark Zuckerberg principalmente as que envolviam o escândalo de informações para a Cambridge Analytica e que levaram o fundador da rede social depor no senado e congresso americano.

Zuckerberg vem ao público

Zuckerberg's quote

“vamos continuar construindo mesmo quando nos concentramos em manter as pessoas seguras”

Como era de se esperar o fundador da rede social foi o primeiro a falar. Sobre os assuntos abordados ele menciona alguns pontos importantes como o recente caso que envolveu o Facebook e a Cambridge Analytica. Ele fez uma retrospectiva acerca dos esforços realizados para manter a segurança e integridade durante as eleições. Mencionou alguns países entre eles o Brasil e afirmou que o combate à Fake News (com o fact-checker), a utilização de inteligência artificial contra os bots e questões envolvendo a privacidade estão presentes na plataforma para assegurar o livre funcionamento da democracia.

Após o esclarecimento breve do propósito das eleições ele mencionou algumas mudanças de interface do Facebook relacionada aos grupos mostrando que houve uma valorização da funcionalidade. Neste ponto o Facebook mostra como está cada vez mais focado em nichos e no engajamento em pequenos grupos.

 

Facebook:

F8: Novidades no Facebook

Dating é anunciado para o Facebook: Foto por REUTERS/Stephen Lam

Para o principal produto da família, o Facebook, foram anunciadas algumas funcionalidades que já estavam em prática como doação de sangue (que já está operando na Índia, Bangladesh e no Paquistão ainda em fase de testes) permitindo que pessoas encontrem doadores e ofereçam doações nas proximidades. Outra ferramenta foi a ‘Resposta a Crises’ que é o nome àquela verificação de segurança que os usuários fazem quando estão em áreas que sofreram algum desastre natural, terrorismo, acidente ou outros além de permitir que as pessoas compartilhem em primeira mão informações oportunas, como fechamento de ruas e fotos e vídeos dos locais do incidente.

O grande destaque foi o Facebook Dating que é o novo recurso para paquera e relacionamentos no aplicativo do Facebook.

Na área de segurança de informação houve um anúncio importante. O Clear History, a ferramenta permitirá o usuário excluir as informações já armazenadas, além da possibilidade de desativar a capacidade de armazenar os dados.

 

Instagram

F8: Novidades no Instagram

Realidade aumentada no Instagram: Foto por Janko Roettgers / Variety

Indo além da postagem de fotos a equipe do Instagram anunciou três grandes funcionalidades: Videoconferência em grupo, plataforma para realidade aumentada e novo explorer.

O grande destaque entre as novidades fica para a plataforma de realidade aumentada que permitirá aos criadores estarem ativos na produção de experiências que serão rodadas na plataforma oferecendo maior interatividade aos seus seguidores.

Já o novo explorer é, em resumo, a possibilidade de seguir uma Hashtag. No entanto há, segundo a criadora, a inferência de uma inteligência artificial que irá personalizar os resultados oferecendo conteúdo de qualidade e com muito mais assertividade permitindo ao usuário imagens que servirão de inspiração pra as criações (semelhante ao Pinterest).

Whatsapp

F8: Novidades no Whatsapp

Novidades também foram anunciadas para o Whatsapp entre elas videoconferência em grupo e Stickers.

Para o mensageiro as novidades foram também a possibilidade de videoconferência em grupos e a adoção de Stickers (sim, aqueles do Telegram mas não é bem assim).

Segundo a plataforma mais de 2 bilhões de minutos de chamadas de vídeo e voz são gastos todos os dias pelo aplicativo e para quem deseja criar a chamada não necessitará baixar outro aplicativo basta iniciar a chamada com o contato e depois adicionar os demais participantes.

E para aqueles que pensam que utilizarão Stickers igual ao Telegram pode tirar o cavalinho da chuva. O Whatsapp liberará alguns pacotes de sua criação e inicialmente não será possível criar o seu próprio pacote de stickers.

 


Não perca nenhuma notícia

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba semanalmente conteúdo de qualidade com várias notícias sobre comunicação, inovação e tecnologia.

Post a Comment